Como calcular a quantidade de doces para casamento
Normalmente os casais ficam apavorados ao tentar prever a quantidade exata que necessitam para cada item da alimentação. Com a vontade de satisfazer ao máximo seus amigos e familiares que já receberam os convites de casamento, podem errar ou exagerar na proporção, gerando desperdício e, ainda, não ter o adequado para todos.
Devem levar em conta que a parte do doces é composta por vários itens e não apenas pelo bolo de casamento, e mais alguns docinhos. Além de preencherem a mesa, essas guloseimas complementam e trazem mais charme à decoração do casamento. Portanto, saber compor com cores e sabores é fundamental para agradar e encantar ainda mais a todos os presentes.
Docinhos
Amados e muito “perseguidos”, os docinhos são a grande tentação de qualquer festa e muitas pessoas dispensam alguns pratos salgados ou até a sobremesa para poder comer mais estas guloseimas. Se a opção for servir uma ou duas sobremesas, recomenda-se a média de 5 docinhos por pessoa. Se o docinho for a única alternativa de sobremesa deverá calcular de 6 a 8 por pessoa, mesmo servindo o bolo de casamento.
Quanto à variação de sabores, procure colocar no máximo 5 qualidades para o total de 500 doces, de 7 a 8 sabores para o total de 1000 doces e de 8 a 12 sabores para o total de 2000 doces. Uma boa dica é procurar colocar 30% de chocolate no total dos doces, já que são os preferidos. Para o restante inclua os com nozes, castanhas, avelãs, frutas variadas e ovos.
Bolo
Cercado de simbologia, é o grande protagonista na mesa do doces, por isso deve ser escolhido com atenção. Assim como provou dezenas de vestidos de noiva para achar o ideal, deguste várias alternativas, não se baseie a escolha apenas em fotos de bolo de casamento. Devem saborear cada um. Muitos profissionais da área garantem que somente ⅓ dos convidados comem o bolo, principalmente quando são servidas sobremesas e doces, o que reduz a sua quantidade nos cálculos.
Em média, quando oferecer sobremesa e docinhos, é de 60 gr de bolo por pessoa, mas se a alternativa for somente os docinhos calcule 100 gr de bolo por pessoa. É ainda comum atualmente o bolo ser cenográfico para facilitar o serviço e baratear os custos. Podendo servir um bolo de corte que o buffet já serve fatiado aos convidados.
Bem casado
Ícones por tradição, os bem casados são os grandes preferidos da maioria das pessoas, e não há quem consiga comer um só, sem contar os que são guardados na bolsa para levar para casa.
Portanto, mesmo usado como lembrancinha de casamento deve considerar a média de 1 a 3 unidades por pessoa e não é contabilizado como docinho.
Sem dúvida os doces garantem um momento simbólico tanto pela emoção de cortar o bolo como para finalizar o dia com muita doçura. Depois dos convidados se saciarem com as delícias oferecidas, será a hora de jogar o buquê de flores e todos estarão mais empolgados com essa injeção de açúcar, e isso se refletirá também na pista de dança, quando todos dançarem animados na pista de dança!